Search This Blog

Tuesday, March 18, 2014

*Proteja seu cérebro do envelhecimento com desafios!*

#envelhecimento #saudemental #psiquiatria #placitude

Após se aposentar, Elaine, 67 anos, ficou cada vez mais isolada. Ela raramente saía de casa ou falava com amigos ao telefone. Foi então que dois cursos mudaram sua vida. Elaine participou de um curso de fotogragia e outro de bordado. Conhecer novas pessoas e aprender coisas novas aumentou seu apetite para aventuras. Desde que o curso terminou, Elaine continuou bordando e tem planos de competir em uma feira estadual. Ela mantém contato com os colegas, encontrando-os uma vez ao mês para almoçar e também começou novos cursos: teologia, redação e design de jóias.

Um estudo recente mostrou que pessoas que procuram cursos na terceira idade melhoram a memória e a velocidade de processamento de informações. Participar ativamente da atividade é a chave para manter uma mente saudável.
Conforme as pessoas envelhecem, as áreas frontais do cérebro - associadas com aprendizado, lógica e memória - diminuem de tamanho. A substância branca, o tecido que conecta diferentes regiões do cérebro, fica mais porosa. Essas alterações físicas levam a brancos de memória, dificuldade para aprender novas habilidades e em mudar o foco de uma tarefa para outra. No mesmo estudo, idosos que passaram a fazer parte de um clube social não tiveram tão bons resultados. Ou seja, não basta apenas se divertir. É importante que as pessoas mantenham um nível de desafio.
Se você nunca pintou, passe a pintar. Se já pinta, aprenda uma nova língua, aprenda a tocar piano ou entre em um curso de dança. Conheça outra cultura ou país. O importane é buscar atividades estimulantes que sejam divertidas e levem a experiências engajantes.
O exemplo de Eliane sugere que quando você sai de sua zona de conforto pode ser que nunca queira retornar.

No comments:

Post a Comment