Search This Blog

Friday, March 21, 2014

Relaxe sua mente cansada


Muita coisa na sua cabeça? Limpe a sua mente!

#estresse #placitude #saudemental #psiquiatria #psicologia

Você fica ruminando pensamentos e preocupações sobre o trabalho, coisas que você está lendo, problemas de casa, finanças, preocupações com outras pessoas, quintal que precisa ser limpo, projetos a terminar, etc? Já sentiu que está pensando demais?
Você sente a mente cansada, fatigada devido a exerção contínua, às vezes com sensação de se sentir sobrecarregado ou deprimido?

Quando você se sente assim, você provavelmente não consegue relaxar, fica estressado e isso afeta seu corpo e humor. É mais provável que tome uma má decisão ou cometa um erro. Muitos estudos mostram que experts apresentam MENOS atividade mental do que novatos ao realizar tarefas. Ou seja, eles não tem pensamentos por todos os lados e estão mais focados. Além disso, quando sua mente está fora de controle o conteúdo emocional geralmente é negativo – problemas, ameaças, conflitos, dificuldades – e isso não é bom para você.

Por outro lado, quando você descansa essa mente cansada, você para de exaurí-la e começa a repará-la, “enchendo o tanque”.

Como fazê-lo?

Rotineiramente pare e se pergunte: No que estou pensando? Isto é produtivo? Quero continuar pensando isso?

Dê à sua mente pequenos intervalos de descanso. Olhe para o canto da sala e expire. Isso ativa partes parassimpáticas do sistema nervoso que tem propriedades calmantes e restorativas diminuindo a frequência cardíaca. Quando mais longamente você expira, maior a ativação parassimpática. Aumente também sua atenção ao corpo, como prestar atenção ao movimento de andar ou alcançar um copo.

Dê um passo atrás e olhe para o local onde está como se estivesse olhando de cima. Tente se ver de uma forma mais impessoal, como parte de uma longa corrente de circunstâncias e eventos. Isso tende a ativar circuitos nas regiões laterais do cérebro que estão associadas a percepção espacial, e traz a mente para o tempo presente, abandonando os monólogos mentais.

Mais que tudo, reconheça que aquele redemoinho de pensamentos é na verdade perda de tempo. Não resolve problema algum, não previne acontecimentos ruins ou leva paz a ninguem. Além disso, não é natural ou evolutivo. Nossos antepassados provavelmente tiveram mais fatiga física que mental e assim nosso corpo hoje é adaptado ao cansaço, mas nossa mente não. Quando experimentamos essa fatiga por curtos períodos, como o nascimento de um bebê, semana de prova ou um mês particularmente difícil no trabalho, tudo bem. A fadiga mental como modo de vida não serve para ninguem!

Está na hora de nos rebelarmos contra o atual estado de atividade mental que virou o novo normal na sociedade contemporânea. Nós somos bombardeados com novidades para pensar o dia todo, encharcados com imagens e palavras para processar e forçados a malabarismos mentais complexos sem precedentes. Nossas mentes estão sendo levadas para uma cultura de velocidade sem limite, mas o cérebro tem um limite, uma capacidade de dados natural que é excedida a um preço. É como ficar preso na hora do congestionamento pelo resto da vida. E cada vez que você se apercebe disso, você sai desse intenso tráfego mental e age com liberdade, caridade e sabedoria.

Quando você consegue fazer os pequenos intervalos mentais, ao reentrar a corrente de pensamentos diária, você consegue o fazer com maior clareza, mais feliz e com maior efetividade.

No comments:

Post a Comment