Search This Blog

Friday, February 19, 2016

Como fazer um livro de memória para pacientes com demência

Demência é um termo geral que descreve vários sintomas associados a declínio de memória e outros processos de pensamento, severos o suficiente para reduzir a capacidade da pessoa realizar atividades de vida diária. A doença de Alzheimer é responsável por 60 a 80% dos casos de demência.
Muitas vezes a demência é nomeada incorretamente como "senilidade" ou "demência senil", que reflete a crença generalizada (mas incorreta) que o declínio mental é parte normal do processo de envelhecimento.

Uma das ferramentas para auxiliar pacientes com demência e cuidadores é o "Livro de Memórias".
Um livro de memórias é um livro feito em casa que junta memórias e histórias da vida do idoso. É uma atividade divertida que permite interação e comunicação entre o paciente e o cuidador, familiares e amigos. Visitas podem ver o livro e pode auxiliar os profissionais de saúde a entender melhor a pessoa que estão tratando.

Como um Livro de Memórias pode ajudar um paciente com demência?

Lembrar eventos recentes pode ser difícil para pacientes demenciados, mas eles tem facilidade em lembrar de atividades de anos atrás. Para fazer o livro se evoca essa memoria antiga, enfatizando o que eles se lembram e não o que eles não conseguem. Lembrar desta forma aumenta a autoestima e o bem estar. Não subestime o nível de envolvimento do paciente: quando solicitados pelos estímulos adequados eles apresentam níveis surpreendentes de reconhecimento. Achar tempo para construírem juntos o livro constitui uma atividade estimulante e significativa. Alguns perguntam o porquê de estarem fazendo o livro. Explique de forma relevante para eles, como vontade de fazer algo divertido juntos, a chance de ver fotografias antigas ou uma forma de saber mais sobre o passado da pessoa. A motivação pode ser dada se o livro for um presente de filhos ou netos para ajudar a saber mais sobre seus avós e antepassados.

Como fazer um Livro de memórias?

Você vai precisar de papel, caneta, cola, cópias de fotografias antigas, lembranças pessoais, câmera fotográfica (se quiser incluir fotos novas de pessoas e lugares), e mapas.

Comece com uma linha do tempo: infância, vida adulta, trabalho e hobbies. Marque eventos importantes como lugar de nascimento, escola primária, escola secundária, irmãos e irmãs, trabalho e casamento. Não se concentre em datas, tente produzir um apanhado geral da vida. 

Vejam fotografias antigas juntos para ajudar a entender os eventos importantes na vida do paciente. Pacientes com demência tendem a reconhecer fotografias antigas com mais facilidade.

Mapas podem ajudar a traçar a história de vida da pessoa, onde nasceram, onde viveram, onde moram agora. Concentre-se nas memórias divertidas e evite as que causam sofrimento.

Divirta-se. A atividade tem que ser lúdica para você e para o paciente.

Tenha certeza de que o idoso quer fazer o livro e se você não é familiar, solicite permissão da família.

Deixe claro que o livro é propriedade da pessoa com demência.

Não teste o paciente com o livro. Não pode ser um processo estressante.



No comments:

Post a Comment