Search This Blog

Sunday, February 21, 2016

7 formas de ser produtivo quando se está deprimido

A depressão torna tudo mais difícil. Tarefas simples como sair da cama e tomar banho ou fazer o almoço parecem ser grandes desafios. Tentar trabalhar parece impossível!
Manejar a perda de desempenho e produtividade pode melhorar a autoestima e a autoeficácia. Abaixo, 7 formas de lidar com exaustão do episódio depressivo.


1. Esteja preparado

Muitas pessoas com depressão tem períodos melhores e piores. Tente se antecipar e desempenhar suas atividades (seja trabalho, projetos da escola, ou afazeres do lar) quando você está num desses períodos melhores. Quanto menos coisas você tem que fazer quando está "para baixo", menos cobranças vai sentir ou sofrer. Elicitar um sentimento de boa fé no seu chefe/professor ajuda se você completar suas tarefas no tempo certo e participa ativamente quando pode. Se eles sabem que você é dedicado, mais facilmente lhe darão tempo extra nos períodos difíceis.

2. Peça ajuda

Pode ser assustador, mas pedir ajuda não o torna fraco. Se você se preocupa com o estigma da doença mental (que infelizmente ainda existe), pode ser vago na sua explicação do porquê precisa de ajuda. "Estou passando por um período difícil" pode ser suficiente, especialmente para um empregador. As pessoas podem ser mais compreensíveis se você pedir leniência antes de necessitar dela: por exemplo, peça uma extensão de um prazo antes da data limite, ao invés de após o ter estourado.

3. Trabalhe 20/10

Trabalhe 20 minutos, descanse 10. Dividir o trabalho dessa forma pode torná-lo mais maleável para quem tem depressão. Se 20/10 está difícil de executar, inverta a equação e traballhe 10/20 (10 minutos de ttrabalho, 20 de pausa). 

4. Priorize

Quando se está deprimido, a pessoa fica ruminando cada tarefa, mentalmente listando detalhes sobre detalhes de afazeres  e construindo uma montanha de coisas por fazer. A realidade muitas vezes é menos assustadora do que o que se imagina. Antes de ir para a cama ou ao acordar, escreva as 3 coisas mais importantes a se fazer naquele dia. Foque nestas 3 coisas. Obviamente você deve ter mais tarefas do que essas , mas mesmo assim, tente priorizar. Peça ajuda na elaboração da lista de prioridades: terapeutas, professores ou companheiros podem ser uma excelente fonte de recursos e serão honestos sobre o que mais importa e o que menos importa.

5. Saia de casa

Tente sair de casa na maior parte dos dias, se você conseguir. É mais fácil ser produtivo sem distrações como a cama. Leve consigo apenas o que precisa (computador, cadernos, celular, etc.). Vá a um lugar onde conseguirá se sentir bem e focar na tarefa. Não precisa ser uma biblioteca. Pode ser um café, um parque, a casa de um amigo, onde quer que seja mais fácil para você trabalhar um pouco. Sair de casa também ajuda a lembrar que existe um mundo lá fora e que você é parte dele. Às vezes, o simples fato de sair de casa te dá energia para fazer algumas de suas tarefas.

6. Aceite que sua produção não será a mesma de antes

Aceite que, nos períodos difíceis, nem sempre conseguirá cumprir todas as tarefas elas nem sempre sairão com a mesma qualidade. Você não é uma máquina. Evite se culpar por isso, mas tente dar o melhor dentre suas capacidades.

7. Acima de tudo, cuide de si mesmo

Cumprir a rotina de terapia, tomar os medicamentos, repousar... é assim que se melhora a produtividade. Busque todo o auxílio nececssário e use todas as ferramentas disponíveis. Se você está se afogando na depressão e rejeitando todos os salva-vidas que lhe são oferecidos, não vai conseguir fazer nada que lhe é exigido. 
Mais do que isso, você merece melhorar. Você merece lidar com a depressão da melhor forma possível e encorajar-se a lidar com seu dia a dia. Você vale mais que um curso ou que um trabalho. Eles são importantes, mas você é mais importante. Valorize seu autocuidado!  Isso o ajuda a ser mais produtivo, mas também o ajuda a estar entre nós, e isso importa mais que tudo!



No comments:

Post a Comment