Search This Blog

Monday, March 17, 2014

Esquecimento é demência?

Todo mundo se esquece de algo de vez em quando, mas muitas pessoas tem medo de que seus lapsos de memória sejam um sinal de doença de Alzheimer. Há diferenças importantes entre o esquecimento simples e a demência, que explicamos abaixo.
Esquecimento normal
O esquecimento normal não é progressivo ou incapacitante. Os lapsos de memória geralmente aparecem quando você está estressado, cansado, doente, distraído ou sobrecarregado. Na maioria das vezes você se lembra dessa informação posteriormente.
Com a idade ocorre um aumento dos esquecimentos, provavelmente secundário a alterações no cérebro que se iniciam aos 50 anos. Há uma gradual redução de receptores nas células cerebrais e um declínio nos neurotransmissores, sinais químicos entre essas células. Não há um consenso entre os pesquisadores sobre até que ponto essa deterioração é normal.
O que é declínio cognitivo leve?
O declínio cognitivo leve é considerado uma transição entre o esquecimento normal e demência. Em geral pelo menos um domínio cognitivo, geralmente a memória, está abaixo do esperado para a idade. Uma pessoa com declínio cognitivo leve consegue ainda realizar sua rotina sem dificuldade mas algumas habilidades podem estar diminuídas.
O que é demencia?
Na demência a perda de memória é severa o suficiente para interferir com a capacidade da pessoa em funcionar socialmente ou trabalhar. A forma mais comum de demência é a doença de Alzheimer, mas há outras que devem ser investigadas pelo médico.
Se você ainda tem dúvidas se seu esquecimento é normal e acha que precisa de uma avaliação da memória, procure seu médico. Ele poderá realizar testes específicos de memória ou encaminhá-lo para um psiquiatra, neurologista ou geriatra, especialistas nesse tipo de acompanhamento.


No comments:

Post a Comment