Search This Blog

Friday, March 21, 2014

Fatos rápidos sobre a síndrome de Down


A síndrome de Down ocorrre quando uma pessoa tem uma cópia completa a mais do cromossomo 21. Essa cópia adicional altera o desenvolvimento e causa as características típicas da síndrome.

A síndrome é a condição cromossomal mais comum. Um em cada 691 bebês nascem com a doença.

A Síndrome de Down ocorre em todas as classes sociais e raças.

A incidência da síndrome aumenta com a idade da mãe, mas devido a altas taxas de fertilidade nas mulheres mais jovens, 80% dos bebês nasceram de mães com menos de 35 anos de idade.

Pessoas com a síndrome de Down apresentam um risco aumentado para certas condições como problemas congênitos no coração, distúrbios respiratórios ou cardíacos, doença de Alzheimer, leucemia na infância e problemas tireoidianos. A maioria destas doenças é tratável e a a maior parte dessas pessoas vive vidas saudáveis e de qualidade.

Algumas das características típicas da síndrome incluem menor tônus muscular, estatura pequena, ângulo característico dos olhos e uma linha única na palma da mão. Cada pessoa com síndrome de Down é um indivíduo único que possui mais ou menos caracteríticas.

A expectativa de vida é de 60 anos

Pessoas com síndrome de Down frequentam escola, trabalham e participam ativamente das decisões de suas vidas, contribuindo para a sociedade em múltiplos níveis.

Bons níveis educacionais, um ambiente estimulante em casa, bons cuidados de saúde, suporte familiar adequado, amigos e uma comunidade que possibilita desenvolver as potencialidades fazem com que as pessoas com a Síndrome de Down vivam com qualidade.


*Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março.

No comments:

Post a Comment