Search This Blog

Friday, March 21, 2014

Aprenda a perdoar e reduza seu estresse. 7 regras para perdoar mais

#saudemental #placitude #estresse #perdao

Todos temos pessoas na vida que gostaríamos de estrangular. Pense nisso por alguns momentos: você consegue fazer uma lista de pessoas que o vitimizaram ou o magoaram de forma significativa? Ou talvez você tenha magoado alguém e agora se sinta mal ou culpado pelo seu comportamento?

É muito difícil perdoar, seja a si mesmo ou aos outros, mas todos precisamos de aprender a fazer isso mais e melhor. Aprender a perdoar é bom tanto para sua saúde mental quanto física. Experimentos mostram que quando perdoamos sentimos menos estresse etensão e experimentamos menores índices de depressão, ansiedade e, talvez mais importante, raiva. A raiva é tóxica para nossa saúde física e mental aumentando nossa reatividade ao estresse e risco de doenças cardíacas. Quando temos dificuldade em perdoar nós nos agarramos a raiva, ressentimento e amargura, que nos causa danos de formas variadas e em múltiplos níveis.

Saber que o perdão é bom para a saúde não o faz mais fácil de ser praticado. Embora não existam soluções fáceis para ser melhor em perdoar, abaixo temos alguns princípios para nos guiarmos:

1. Perdoar não quer dizer que você tenha que esquecer. Pessoas que foram terrivelmente abusadas, negligenciadas e vitimizadas não esquecem seus traumas e nem devem.

2. Perdoar não quer dizer minimizar a experiência de vitimização. Ao perdoar você não quer dizer que “não foi tão ruim assim”. De jeito nenhum! Você pode perdoar e continuar sabendo que o que aconteceu foi mesmo muito ruim.

3. Perdoar não o torna um fraco. O perdão não é um sinal de fraqueza, ingenuidade ou irresponsabilidade.

4. Perdoar não depende de o indivíduo pedir desculas e aceitar sua oferta de perdão. Infelizmente, não se pode esperar que a pessoa que o magoou entenda perfeitamente ou aprecie o que ela fez errado. Eles podem nunca admitir seu erro. Tudo bem. Você perdoa para seu próprio benefício, não o deles.

5. O perdão é um processo. Perdoar não é preto e branco, tudo ou nada. Você pode nunca completar o processo de perdoar alguém, mas pode chegar perto disso.

6. O perdão é para SUA saúde e benefício. Pesquisas mostram que se agarrar a raivas é tóxico para sua saúde e as pessoas evitam aqueles que são cronicamente irritados, amargos, ressentidos e que não perdoam. Perdoar é algo que você faz para você mesmo. O perdão não é um favor que faz aos outros, mas a si mesmo.

7. O segredo em perdoar é libertar-se da raiva. Na nossa prática clínica vemos muitas pessoas que foram terrivelmente traumatizadas por abusos físicos, emocionais, sexuais e financeiros. Muitas vezes vemos pessoas que foram abusadas justamente por aqueles que deveriam tratá-las com amor e respeito, como pais, irmãos, amigos próximos e figuras de autoridade. Aquelas que se deram melhor na vida foram as que encontraram um caminho para se perdoar, libertar-se da raiva, perdoar os outros e moveram-se adiante com a vida. Elas trabalharam duro para se livrar da raiva, nunca se esqueceram do que aconteceu e não se deixam repetir o ciclo de abuso, para não serem vitimizadas novamente.

O que você acha? Você consegue perdoar mais? Você quer tentar?

No comments:

Post a Comment