Search This Blog

Wednesday, March 19, 2014

Como lidar com elogios?


saudemental #psicologia #relacionamentos#trabalhoemequipes

#placitude

Você está usando uma nova blusa e seu colega diz que você está linda. Embora feliz consigo mesma, você não consegue expres
sar sua gratidão ade
quadamente. Antes que você perceba, passou a falar automaticamente, de forma envergonhada: “esta blusinha velha? Tenho-a há anos, decidi vestí-la de última hora.” A pessoa que a elogiou fica sem graça e parece que sua fala teve o efeito contrário, ao invés de ser um agradecimento, soou como um insulto.

Elogiar de forma a realmente valorizar o outro já é difícil. Ser o receptor do elogio pode deixar muita gente sem graça. Apenas pessoas altamente narcisistas sentem-se completamente bem com elogios e até mesmo os esperam.

Como então agir quando somos elogiados?

Não questione o elogio. Você pode colocar o relacionamento com seu interlocutor em perigo. Não discorde, aceite o elogio como ele vem, a não ser que tenha razões para duvidar dos motivos dele.
Não peça uma explicação, pode parecer que você quer ouvir mais elogios ainda. Mantenha sua resposta curta e clara.

Se você recebeu um elogio sobre uma característica física e se sente desconfortável com isso, atribua sua qualidade a esforço próprio ou boa sorte. Assim, você evita autoelogiar (algo bastante chato) e mantém um bom relacionamento com seu interlocutor, já que está implicitamente concordando com ele ou ela.

Por fim, abuse do humor nas suas respostas. Uma resposta engraçada redimensiona a balança de poder criada por um elogio, que acaba por colocá-lo em uma posição mais baixa que o interlocutor. Provocar com humor pode ser usado como uma boa estratégia para renegociar poder. Mesmo se o elogio tiver sido inocente o suficiente, usar de humor diminui o efeito de inflar seu ego (autoelogio).

Na verdade, a melhor estratégia para lidar com um elogio é um simples “muito obrigado. O que você adiciona a partir daí depende de seu relacionamento com o interlocutor: quão próximos vocês são, se pode confiar nele ou nela e como se sente com relação a si mesmo.

No comments:

Post a Comment