Search This Blog

Thursday, February 18, 2016

15 estilos de pensamentos distorcidos que atrapalham sua vida

Filtração

Você foca e magnifica os detalhes negativos enquanto filtra e não observa os aspectos positivos da situação.

Pensamento polarizado

As coisas são preto e brancas, ruins ou boas. Você tem que ser perfeito ou é um fracassado. Não existe meio termo.

Super generalização

Você tira uma conclusão geral baseada em um único incidente ou parte de evidência. Se algo ruim acontece uma vez, você espera que vá acontecer de novo e de novo.

Leitura de pensamentos

Sem perguntar, você sabe o que os outros estão sentindo e porque agem como agem. Em particular, você sabe advinhar como os outros se sentem em relação a você.

Catastrofização

Você espera o desastre. Você ouve ou nota um problema e começa "E se?". E se acontecer uma tragédia? O que acontecerá com você?

Personalização

Pensamento que tudo que as pessoas dizem ou fazem é de alguma forma relacionado a você. Você também se compara com outros, tentando determinar quem é mais inteligente, mais bonito, etc...

Falácia de controle

Você se sente externamente controlado, você se vê como uma vítima do destino, sem esperanças. A falácia do controle interno faz com que se sinta responsável pela dor e felicidade de todos à sua volta.

Falácia de justiça

Você se sente ressentido porque pensa saber o que é justo, mas outras pessoas não concordam com você.

Culpa

Você culpa os outros por sua dor, ou segue a outra linha e culpa a si mesmo por todos os problemas e revezes.

"Deveria"

Você tem uma lista de regras rígidas sobre como os outros e você deveriam agir. Pessoas que quebram as regras o irritam e você se sente culpado se viola este código.

"Lógica" emocional

Você acredita que o que sente deve ser automaticamente verdadeiro. Se se sente estúpido e monótono, então deve ser estúpido e monótono.

Falácia de mudança

Você espera que outras pessoas mudem para o que lhe convêm se colocar pressão ou os estimular o suficiente. Você precisa mudar as pessoas porque suas esperanças de felicidade parecem depender inteiramente deles.

Rotular globalmente

Você generaliza uma ou duas qualidades em um julgamento negativo global.

Estar certo

Você está constantemente em julgamento para provar que suas opiniões e açoes são corretas. Estar errado é inimaginável e você corre longos percursos para demonstrar sua retidão.

Falácia da recompensa divina

Você espera que todo o seu sacrifício e negação pessoal sejam recompensados, como se alguém estivesse anotando os seus pontos. Você fica amargurado quando a recompensa não aparece.

No comments:

Post a Comment