Search This Blog

Monday, May 7, 2018

Ansiedade: 5 sinais que ela pode ser um problema


Todos sentimos medo, preocupações e estresse na vida. Às vezes esses sentimentos podem nos sobrecarregar. Se a ansiedade é uma experiência humana, como saber se ela é “normal” ou se você tem um transtorno de ansiedade?


O Dr. Renato R Silva, psiquiatra na Placitude, explica que tudo depende da frequência e intensidade de sua ansiedade.

Diferença de ansiedade e preocupação

A maioria das pessoas sente medo ou até mesmo um pânico breve quando confrontada com uma ameaça: quando alguém te corta de uma vez no trânsito ou quando seu filho pequeno some de sua vista em uma loja, por exemplo. Nessas situações você pode observar uma resposta física, como coração disparado, suor súbito e um nó no estômago.

A ansiedade é semelhante, mas vem de uma ameaça percebida ao invés de imediata, diz o Dr. Renato. Os sintomas de ansiedade variam de pessoa a pessoa e de acordo com a causa do estresse.  
O Dr. Renato explica transtornos de ansiedade comuns, com sintomas variados, incluindo:    
     
  • Transtorno de pânico: você pode sentir medo extremo ou ataques de pânico. Você pode apresentar palpitações no coração, taquicardia, falta de ar ou sensação de sufocamento.
  • Fobias: sua ansiedade faz um pico quando você encontra certas situações como espaços fechados, situações sociais ou sai de casa. Você pode sentir náuseas, sudorese ou tremores.
  • Transtorno obsessivo compulsivo: você tem medos, de germes, por exemplo, que fazem com que você tenha que fazer rituais compulsivamente, como lavar as mãos frequentemente.
  • Transtorno de estresse pós traumático: um evento traumático desencadeia esse tipo de ansiedade. Você pode sentir ataques de pânico ou sintomas mais gerais como alterações do sono, tensão muscular e preocupações constantes.
  • Transtorno de ansiedade generalizada: a característica deste transtorno é ansiedade constante que perdura e não é causada por experiências específicas. Você pode sentir os sintomas acima a qualquer momento. O Dr. Renato diz que é como “estar o tempo todo ligado, mas não de forma positiva”.

Quando você deve procurar seu médico?

Existem alguns fatores que diferenciam a ansiedade típica de condições mais sérias para as quais você deve procurar tratamento, segundo o Dr. Renato. Esses fatores incluem:

  • 1.       Intensidade – a sua ansiedade causa desconforto significativo ou os sintomas são intoleráveis?
  • 2.       Duração – os sintomas persistem mais do que a experiência que induziu a ansiedade? Por exemplo, você está estressado por uma prova e o estresse aparece dias antes e perdura por dias seguintes?
  • 3.       Interferência – a ansiedade reduz sua habilidade de funcionar, atrapalhando seu trabalho ou outras atividades?
  • 4.       Gatilhos – Você tem gatilhos que o incapacitam? Você tem tantos gatilhos que tem que parar de fazer atividades como sair de casa ou dirigir?
  • 5.       Afeta sua vida como um todo – considere como a ansiedade atinge as áreas de sua vida como trabalho e relacionamentos. Como seria sua vida sem a ansiedade? Seria significativamente diferente?

“Você tem que considerar o quanto afeta suas áreas de funcionamento”, diz o Dr. Renato. “Você pode evitar alguns gatilhos: se tem medo de animais grandes, não vá ao zoológico. Mas, se você tem medo de pessoas, isso se torna um problema maior”.

Como funciona o tratamento?

Se você decidir procurar tratamento, comece pelo seu clinico geral. Segundo o Dr. Renato, a maioria dos médicos consegue ter uma boa ideia de quão severa é sua ansiedade. Eles podem recomendar terapia, medicamentos ou os dois.

Dois tipos de medicamentos podem ajuda no controle dos sintomas:
Uso diário – você toma medicamentos regularmente para diminuir a ansiedade
Se necessário – você toma o medicamento quando tem uma crise.    
   
Seu médico pode encaminhá-lo para um psiquiatra que ajudará no manejo da medicação e do quadro.
A psicologia ajuda a aprender como controlar a ansiedade. Existem várias linhas de psicoterapia que podem te ajudar, entre elas a terapia cognitivo comportamental. A combinação de medicamentos e psicoterapia é a forma mais eficaz no tratamento dos transtornos de ansiedade.
“Se sua ansiedade tem um efeito negativo na sua vida, converse com seu médico sobre suas necessidades específicas. Reconhecimento e manejo são importantes”, diz o Dr. Renato. 

              







Dr. Renato R Silva, psiquiatra, mestrando em psiquiatria pela USP Ribeirão Preto e faz parte da equipe Placitude.

No comments:

Post a Comment