Search This Blog

Thursday, May 3, 2018

6 formas de melhorar um dia ruim

Está passando por um daqueles dias em que tudo parece dar errado? Não se renda ao mal humor. Tente estas sugestões de terapia cognitivo comportamental:



Entenda seus sentimentos

O que está causando seu estresse? Raiva? Frustração, ressentimento ou tristeza? As pesquisas mostram que conhecer e nomear seus sentimentos ajuda a acalmar. Quando identificar o sentimento, escreva sobre ele em um diário ou fale com um amigo. 

Mexa-se

Para melhorar o seu dia você precisa ficar ativo. Ficar sentado dá a seus sentimentos tempo para aumentarem.Os estudos mostram que exercícios físicos produzem endorfinas e serotonina. Você não precisa passar horas na academia para se beneficiar, tente alguma atividade divertida. Seja brincando com o cachorro no quintal de casa, caminhando com um amigo na hora do almoço ou dar uma volta de bicicleta na praça, enfim, qualquer atividade será benévola. 

Faça algo que você goste

Distrações são pequenas bençãos. Assista um filme favorito, trabalhe em um hobby, organize sua coleção... se sua paixão envolve exercício físico (corrida, tênis, etc.), melhor ainda. Se você não consegue colocar sua depressão, raiva ou ansiedade de lado, não se preocupe. Mesmo que sua cabeça não esteja aí para a atividade, ela vai te beneficiar. Nós somos altamente motivados para que os mundos externo e interno estejam em concordância. Fazer algo que gostamos reduz essa "dissonância cognitiva" e melhora o humor. 

Faça uma "makeover" da sua atitude mental

Inspire profundamente e assegure-se que ter um dia ruim faz parte da vida neste planeta. Pense na figura completa: você vai se sentir assim por 5 minutos, 5 horas, 5 meses ou 5 anos? Diga para si mesmo: "Isso vai passar", "continue firme".
Ouvir música alegre também ajuda a melhorar o astral. Você não vai se sentir melhor instantaneamente, dê a si mesmo tempo para responder a seus sentimentos de forma produtiva. 
Ao final de um dia ruim, especialmente no trabalho, dê a si mesmo tempo para "descomprimir": espere uns 15 minutos no seu quarto, troque de roupa, para encerrar a pessoa que saiu do trabalho e entrar no papel de mãe, pai ou indivíduo que chegou em casa para repousar - e não remoer. 

Conecte-se com outros

O seu dia não foi bom até agora. Mas ele não acabou ainda. Feche o seu dia ajudando outra pessoa. Faça um trabalho voluntário ou então apenas um gesto de bondade. Ajude um familiar em uma tarefa, brinque com seu animal, etc. Quando você sente bondade, amor e gratidão, é difícil manter os sentimentos de raiva, tristeza ou ressentimento. 

Descanse

A melhor coisa a fazer ao final de um dia difícil? Ir para a cama em horário adequado e desligar ou limitar o uso de celulares, computadores e tablets uma hora antes de dormir. 7 a 8 horas de sono de boa qualidade é uma das melhores formas de se recuperar de um dia ruim. Geralmente, ao acordar, as coisas ficam em perspectiva e você consegue começar novamente nesse dia seguinte. 


No comments:

Post a Comment