Search This Blog

Monday, May 21, 2018

Dicas para perder peso baseadas em evidência


Pessoas ansiosas, deprimidas ou que fazem uso de medicamentos psiquiátricos podem ter dificuldade em controlar o peso, sendo o ganho de quilos relativamente comum. Como a indústria da perda de peso é cheia de mitos, você encontra no nosso blog uma lista de situações que são baseadas em evidência para ajudar a controlar a balança. Abaixo vão algumas:


Beba água, especialmente entre as refeições

Beber água aumenta seu metabolismo em 24-30% em um período de 1hora a uma hora e meia, ajudando a queimar mais calorias.  Um estudo mostro que beber meio litro de água meia hora antes das refeições ajuda a consumir menos calorias e perder 44% mais peso (1, 2, 3).

Coma ovos no café da manhã

Comer ovos tem vários benefícios. Substituir café da manhã baseado em grãos por ovos ajuda a comer menos calorias nas próimas 36 horas e perder mais peso e gordura corporal. Se você não pode consumir ovos, tudo bem. Qualquer fonte de boa proteína no café da manhã vai ajudar (4,5).

Beba café (preferencialmente puro)

Café de qualidade tem antioxidantes com vários benefícios para a saúde. O consumo de cafeína aumenta o metabolismo entre 3-11% e a queima de gordura entre 10 a 29%. Não encha seu café com açúcar ou outros ingredientes cheios de calorias. Se você sofre de ansiedade, consuma com moderação (6, 7, 8).

Beba chá verde

Como o café, o chá verde contém cafeína e antioxidantes que parecem ajudar a cafeína a queimar gordura (9, 10).

Use óleo de coco na cozinha

O óleo de coco tem altos níveis de gordura metabolizada de outra forma (medium chain triglycerides). Essas gorduras aumentam o metabolismo em 120 calorias por dia e podem reduzir o apetite em até 256 calorias por dia (11,12). Lembre-se que não serve se adicionar o óleo de coco aos seus alimentos, mas se substituir o óleo que usa por ele.

Corte o açúcar

O açúcar adicionado é o pior ingrediente da dieta moderna e a maioria das pessoas o consome em excesso. Diminua o açúcar e reduza o risco de obesidade e diabetes tipo 2. Confirme se seu “alimento saudável” não está cheio de açúcar.

Consuma menos carboidratos refinados

Carboidratos refinados são açúcar ou grãos sem fibras (como pão branco e massas). O consumo desses carboidratos faz com que seu nível de glicose suba rapidamente levando a fome logo a seguir e aumentando a ingesta em poucas horas. O consumo de carboidratos refinados leva a obesidade (13-14). Troque-o por fibras naturais.

Use pratos menores

É um pequeno truque que faz com que as pessoas consuma menos calorias automaticamente.

Tenha comidas saudáveis à disposição para quando sentir fome

Isso previne que você caia em tentação se ficar com fome demasiada. Carregue consigo frutas, uma porção de nozes, cenouras, iogurte ou ovos.

Faça exercícios aeróbicos

Fazer exercícios é uma forma excelente de queimar calorias, melhorar a ansiedade e o humor. Os exercícios aeróbicos são particularmente eficazes para perder a gordura abdominal, que pode acumular ao redor dos órgãos e aumentar o risco de doenças metabólicas (15,16).

Precisa de ajuda? Procure um profissional especializado em saúde mental e nutrição. Na Placitude a Laura, nossa nutricionista, está disponível para te ajudar.

No comments:

Post a Comment